Clique aqui para adicionar este site aos seus favoritos!

A Agricultura do Futuro que deve ser trabalhada no Presente.



Sou engenheiro Agrônomo formado e apaixonado pela grandeza que existe dentro das possibilidades da profissão, porem vejo que os desafios para o Futuro, talvez não sejam tão lá no futuro assim.
Somos quase 7 bilhões e meio de Habitantes no Planeta Terra  e em crescimento, porém nosso Planeta continua do mesmo tamanho. E o que isso significa? Significa que cada vez mais as áreas Rurais tendem a diminuir devido ao crescimento das áreas urbanas e construções necessárias para o desenvolvimento econômico dos paises e da população nele presente.
Neste universo a demanda por alimentos, fibras, biomassa, energia e matérias primas para os mais variados segmentos: farmácia, medicina, siderurgia, entre outros será cada vez maior e onde será feito isto?
Vejo o crescimento no mundo pelo consumo desordenado e pelo aumento do desperdício como fator agravante para este processo que estamos passando e que as grandes industrias do segmento Agrícola, diga se de passagem “Trilhonárias” mascaram com a grande desculpa de “acabar com a fome do mundo”, mas na verdade precisamos acabar com o desperdício.
Hoje, a Agricultura Mundial, possuem um repertório imenso de equipamentos, tecnologias, produtos, profissionais, sementes de melhor qualidade, adubos inteligente, e avanços na pesquisa com investimentos bilionários que possibilitam ao produtor rural, seja ele em qualquer nível de tecnologia utilizada na propriedade, produzir muito mais do que se produzia a 10 anos atrás. Se formos comparar a 20 anos então nem se fala e daí vai. Mas o Planeta continua sofrendo, e cada vez mais com a maldita da Fome. De todos os males do Planeta, este é o mais desesperador e que faz com que o “ser” humano deixe de “ser” Humano. E eu como Engenheiro Agrônomo, que no dicionário quer dizer especialista na arte de Agricultura, onde Agricultura é a arte de produzir Vegetais, e os vegetais podem ser para os mais variados fins, sofro muito por entender porque isto acontece. Isto mesmo por  entender.
Como já disse em trecho anterior, mas em outras palavras, por trás da imensidão da Agricultura Mundial, existe um mundo sombrio de “Trilhões de Dólares” que movimenta a economia mundial, mas que os verdadeiros lucros ficam concentrados em “Meia Dúzia de Empresas” que para atingirem seus objetivos, ainda cultuam a pensamento de Aumentar a Produtividade para acabar com a fome do mundo, o que na verdade é uma grande de uma mentira.
Vários estudos publicados por renomados pesquisadores, comparando as formas de consumo pelos diversos Paises e os vários outros sobre os aumentos de produtividade nas mais diversificadas espécies vegetais, demonstram que nosso real problema não é a falta de Alimento, mas sim o aumento pelo desperdício e mal aproveitamento dos resíduos da produção agrícola.
Pensando assim, vejo que a Agricultura do Futuro, os equipamentos ultra modernos, as mais das avançadas das tecnologias, não terão nenhuma importância, quando não tivermos espaço suficiente pra produzir a quantidade necessária para atender ao consumo super exagerado e sem nenhuma responsabilidade praticado por vários Paises do mundo.
Precisamos mudar o pensamento da população mundial sobre os verdadeiros problemas que fomos manipulados para sofrer para atender o “Ego” de Grandes Corporações e interesses de uma parcela pequena de pessoas, porem que dominam quase toda a cadeia produtiva da Agricultura Mundial.
Não falta alimento no mundo. Não estou dizendo que não existe Fome. Existe e existe aos montes. Sou engenheiro Agrônomo, sou apaixonado por tecnologias, por Agricultura de precisão, por explorar ao máximo o potencial das áreas rurais, sei fazer contas, estudo sobre o mundo, sobre as várias produções agrícolas, sobre as várias espécies vegetais que podemos utilizar como alimento e suprir nossas necessidades diárias, e que no meu conhecimento ainda pequeno, são muitas, mas muitas espécies mesmo.
Em nosso Planeta, acredito eu que devam existir mais de 20.000 espécies vegetais que fazem esta função. Muitas delas nem conhecemos ainda, outras não exploramos com sabedoria suficiente para que ocorram menos desperdício, outras são produzidas para alimentar animais que por sua vez nos devolvem em menos Alimento. É uma conta que não fecha. Mas não fecha, porque os interesses não são os de chegar Alimento para todos do mundo, mas sim levar até quem paga mais. É triste, mas é assim que funciona. Quem paga mais leva o alimento que quer, do tamanho e sabor que quiser. Somado a isto, vem a falta de conhecimento por grande parte da população, o que é possível fazer com os resíduos tanto da produção agrícola, tanto do processamento dos alimentos e fazem com que milhares de toneladas de Alimentos produzidos, nem chegue sequer a sair do campo de produção. Outras milhares de toneladas são jogadas no lixo por não atenderem ao “Pré Conceito” que temos sobre os produtos “feiinhos” e que não atendem nosso agrado visual. Onde aprendemos isto? Quem criou isto na gente? Porque existe esta diferença de pensamento no mundo? No meu pensamento: As “Trilhonárias” no segmento Agrícola tem a culpa e manipulam a todo momento estes pensamentos.
Para o Presente da Agricultura Mundial, precisamos começar do inicio. Precisamos entender o que é Alimento, qual seu verdadeiro valor. De onde vem o Alimento que consumimos, como é produzido, por quem é produzido. Temos o privilégio de ter? Porque temos que desperdiçar? Porque não produzo o meu próprio alimento? São vários os porquês, mas nenhum deles é realmente discutido entre a População.
A mídia não mostra a realidade da Agricultura Mundial, onde só quem esta no “meio” que sabe como Realmente é. A Mídia mostra a realidade distorcida pelo dinheiro, pela beleza do “Produzir Alimento para acabar com a Fome do Mundo”. Mas não mostram que o verdadeiro interesse, seja do pequeno Produtor Rural, das Grandes Corporações, dos Grandes produtores mundiais, são os mesmos. Todos visam lucro. Quem paga mais, compra de quem tiver. Quem tem, vende pra quem tem mais. Como disse uma vez um professor meu, o sr. Dsc. Jose Sérgio de Araújo, “Não plantamos porque é bonitinho, plantamos por causa de dinheiro”, e é a pura verdade, mas esta Realidade pode ser diferente se atuarmos na educação do ser Humano e ensinar-lhes o verdadeiro conceito sobre as formas de produzir e consumir alimentos. Este é o nosso verdadeiro desafio para as novas e presentes gerações habitantes do nosso Planeta Terra.
Como eu disse e posso afirmar, não falta Alimento, falta cultura para a população para que o consumo seja consciente, para que desperdicemos menos, para que consumemos com sabedoria. Para que pensemos nos que não tem alimento, mas não tem porque?
Este é meu desabafo como profissional da área Agrícola, como amante da natureza, como ser habitante do Planeta Terra. Vamos mudar o Mundo, Vamos mudar nossa visão sobre o Alimento no mundo.
Nós, profissionais da Agricultura, somos principalmente os maiores responsáveis por esta mudança. Somos formadores de opinião. Somo especialistas na produção de alimentos, devemos ser também especialistas em desenvolver técnicas de consumo consciente. Esta é a Agricultura do Futuro que deve ser trabalhada Hoje no Presente.

Já que "Agro é tudo. Agro é Tech, Agro é pop." Agro deve ser consciente também. Que cada cidadão do mundo analise, olhe em volta, olha para os céu e veja como somos tão pequenos, porém precisamos fazer pelo menos a nossa parte. Isto faz realmente a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Descreva suas opiniões, críticas, sugestões ou reclamações sobre a Agricultura de Precisão de forma objetiva e construtiva. Precisamos de opiniões. Independente do seu ponto de vista, que elas sejam inteligentes. Caso de barbaridade, palavras obcenas entre outros revevantes para a não publicação, serão automaticamente excluídas do banco de dados e nem postadas serão. "Chega de Rebeldes sem causa."